quarta-feira, 6 de junho de 2012

Embriagai-vos



Arte: Nathan Brutsky
“Mas -- de quê ? De vinho, de poesia ou de virtude, como achardes melhor. Contanto que vos embriagueis.
E, se algumas vezes, nos degraus de um palácio, na verde relva de um fosso, na desolada solidão de vosso quarto, despertardes, com a embriaguez já atenuada ou desaparecida, perguntai ao vento, à vaga, à estrela, ao pássaro, ao relógio, a tudo o que foge, a tudo o que geme, a tudo o que rola, a tudo o que canta, a tudo o que fala, perguntai-lhes que horas são; e o vento, e a vaga, e a estrela, e o pássaro, e o relógio, hão de vos responder:
--- É a hora da embriaguez! Para não serdes os martirizados escravos do Tempo, embriagais-vos sem tréguas!
De vinho, de poesia ou virtude, como achardes melhor.”
Baudelaire

3 comentários:

  1. Olá, Elenir!
    É paradoxal, eu sei, mas quanta lucidez nestas palavras de Baudelaire. Talvez eu o recriminasse um tanto por causa de seus "mecanismos indutores", vamos chamar assim, mas eis um grande sonhador. Baudelaire ainda vive porque foi capaz de sonhar a vida.
    Perfeitos: texto e imagem.

    ResponderExcluir
  2. Baudelaire,grande escritor,poeta e crítico usou todas as suas habilidades para depositar as palavras bem selecionadas no poema"Embriagai-vos",ao mesmo tempo que faz sua crítica nos chama para a embriaguez.Se queres esquecer,se queres não viver... então deve embriagar-se para fugir das dores do mundo ou quem sabe dos amores do mundo ou quem sabe fugir de nós mesmos.Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Embriagar-se de vinho, de poesia e de sabedoria. Exatamente nesta ordem, pois vinho encontro em qualquer esquina, poesia em algumas, e sabedoria apenas raramente.

    ResponderExcluir