sábado, 14 de abril de 2012

Calmaria / Não sei quantas almas tenho




Calmaria (Jota Velloso) / Não Sei Quantas Almas Tenho (citação)(Fernando Pessoa)

"Ê calmaria
melancolia que devora
tempo espicha
o segundo vira hora
Ê calmaria
traz a mágoa e vai-se embora
Quem quer singrar os mares
Sem passar por tempestades
É melhor fincar n’areia
O barco a vela, a vontade
Quem teme a escuridão
Nem cresce ver o brilho
passeando no arco da amplidão
Ê calmaria
Vento vem e leva embora
Meu Deus não me livre disso
não me livre disso, não me livre disso,
Desse risco de tristeza,
desse amor feito por isso
desse rasgo de beleza
Sempre a beira do abismo
Ê calmaria
Vento vem e leva embora
Ê calmaria
Vento vem e leva embora"

"Não sei quantas almas tenho.
Cada momento mudei.
Continuamente me estranho.
Nunca me vi nem olhei
De tanto ser, só tenho alma. "


“As vezes sou o Deus que traga em mim
e então eu sou o Deus e o crente e a prece,
e a imagem de marfim
em que esse Deus se esquece
as vezes não sou mais que um ateu
o mundo rui ao meu redor,
os meus sentidos oscilam
bandeira rota ao vento
busca um porto longe uma nau desconhecida
e esse é todo o sentido da minha vida.”

Adaptação: Maria Bethânia

8 comentários: